"Saudades do Arroz de feijão"
No passado dia 2 de março, levei a Mara comigo, ia falar de temas "difíceis", pensei eu.
E são, mas estes meninos são um exemplo de conduta, superação e aceitação pelo outro....
Seguiu-se o "Quatro cantinhos de nada" um livro sobre amizade, diferença e inclusão com uma proposta gráfica minimalista do autor Jérôme Ruillier.
As personagens desta história são figuras geométricas, a maioria círculos e apenas um quadrado. O grupo de amigos brinca alegremente, até que chega a hora de ir para a casa grande.
Neste momento surge um problema: o quadradito não consegue entrar porque a porta é redonda. Ele tenta entrar de várias maneiras, estica-se e torce-se, mas nada funciona.
Será que as figuras geométricas vão arranjar uma solução?
O livro “Quatro cantinhos de nada”, convida-nos a refletir sobre as mudanças que devem ser feitas para incluir todos os membros da sociedade.
As ilustrações de Jérôme Ruillier consistem em colagens muito simples com tecido e papéis coloridos recortados à mão. É com estas ilustrações abstratas que se explica um problema social complexo às crianças.
"Difícil" foi suportar a saudade que o livro seguinte lhes provocou. O livro "Rua das Flores, n.º 10", da autora Felicita sala sobre comunidade, partilha e comida. Esta história mostra como os vizinhos deste prédio, de muitas origens, partilham as suas tradições gastronómicas com os outros. Ao longo do livro vamos conhecendo os residentes do nº 10 e as receitas que estão a preparar.
"Ai que saudades de arroz com feijão que a minha mãe fazia quando estávamos no Brasil"
"Adoro comer peixe num restaurante à beira mar...lá o peixe é muito bom".