Todos nós somos criativos.
Quando nos começamos a envolver com os livros, não só desenvolvemos habilidades cognitivas, como a descodificação, a linguagem e compreensão do mundo, como também desenvolvemos a nossa criatividade, a curiosidade e a capacidade de inventar.
Depois de falarmos de várias invenções fantásticas (lâmpada, internet, rodas, máquina de lavar roupa, mesas e cadeiras, as pontes, etc) e claro outras, não tão boas (pistolas, bombas, etc), passamos à leitura das obras deste encontro.
"O Pequeno Inventor" de Hyun Duk & Cho Mi-Ae editado pela Orfeu Mini e "A Máquina Infernal" de Alain Corbel da Caminho, dois livros que abordam o poder da imaginação e a arte de criar.
As crianças têm na sua essência uma capacidade natural de pensar fora da caixa, de explorar e criar sem limitações. É certo que, o que nós fizemos na atividade pós-leitura, foi nada mais que criar um comboio tal como Noa (o menino da história O Pequeno Inventor), com cartão e tampas plásticas. No entanto, a conversa entre pares traçavam outros planos e outros projetos para depois fazerem em casa, afinal de contas só precisamos de cartão, tampas e cola... e claro imaginação.
Assim nasce uma grande invenção que fica a morar na biblioteca da escola.
Até à próxima.
Abraço aos pequenos inventores