segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Pequenos Inventores

Todos nós somos criativos.


Quando nos começamos a envolver com os livros, não só desenvolvemos habilidades cognitivas, como a descodificação, a linguagem e compreensão do mundo, como também desenvolvemos a nossa criatividade, a curiosidade e a capacidade de inventar. 


Depois de falarmos de várias invenções fantásticas (lâmpada, internet, rodas, máquina de lavar roupa, mesas e cadeiras, as pontes, etc) e claro outras, não tão boas (pistolas, bombas, etc), passamos à leitura das obras deste encontro. 
"O Pequeno Inventor" de Hyun Duk & Cho Mi-Ae editado pela Orfeu Mini e "A Máquina Infernal" de Alain Corbel da Caminho, dois livros que abordam o poder da imaginação e a arte de criar.

As crianças têm na sua essência uma capacidade natural de pensar fora da caixa, de explorar e criar sem limitações. É certo que, o que nós fizemos na atividade pós-leitura, foi nada mais que criar um comboio tal como Noa (o menino da história O Pequeno Inventor), com cartão e tampas plásticas. No entanto, a conversa entre pares traçavam outros planos e outros projetos para depois fazerem em casa, afinal de contas só precisamos de cartão, tampas e cola... e claro imaginação.


Assim nasce uma grande invenção que fica a morar na biblioteca da escola.




Até à próxima.
Abraço aos pequenos inventores


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Olá eu sou.....a brincadora.

Uma história Branca...cheia de cor.

Olá eu sou.....a brincadora. Querem que vos conte uma historia? Pode ser sobre um menino que fazia sempre uma birra? Sobre um cão...?
Ou talvez uma história Branca?



    Ainda consegui apanhar o comboio de Janeiro para arrancar com o voluntariado da leitura na Escola Básica de Trovela. Comigo um saco de pano e dentro dele 3 livros, uma folha A3 de papel branco e alguns lápis de cor.

    Apresento-me com a ajuda de Álvaro Magalhães e o seu texto poético "O Brincador",... não foi de propósito (já costumo fazê-lo). Isto para esclarecer logo de início que a voluntaria de leitura não os tira do recreio para trabalharem, mas sim para brincarem....com as palavras, os livros e outras partilhas igualmente "nutritivas" para quando forem grandes serem o que quiserem ser.
    Era uma vez um cão" de Adélia Carvalho e João Vaz de Carvalho, editado pela Tcharan,  foi o ponto de partida para uma corrida de histórias com rimas e repetições ... e eis que surge a primeira pergunta: Nós temos esse livro aqui na biblioteca? queria leva-lo porque é muito engraçado. 😇Boa escolha! ..... è neste momento, que nós voluntárias da leitura "damos as mãos" a estes futuros leitores, a primeira conquista ..... a motivação para a leitura.


    "Uma história branca?" de Manuela Castro Neves e Maria Remédio, editado pela Caminho, com uma narrativa ritmada e com um senso de humor insólito foi a base para um convite á composição visual de uma história na folha em branco em cima da mesa e que depois ficou a decorar a entrada da biblioteca....recordações do nosso "trabalho feito".


Ao Gabriel 1, Gabriel 2, ao Lucas, à Nicole, ao Duarte e ao Lisandro.

Boas Leituras.
Susana Corvas




Pequenos Inventores

Todos nós somos criativos. Quando nos começamos a envolver com os livros, não só desenvolvemos habilidades cognitivas, como a descodificação...